Primeira Leitura (Tg 5,9-12)
Leitura da Carta de São Tiago
Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.
Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, avermelhado como fogo. Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado, e eles perderam seu lugar no céu. Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro.
Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando:
"Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador de nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite perante nosso Deus. Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, a ponto de deixar-se matar. Por isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vós e está cheio de grande furor, pois sabe que lhe resta pouco tempo".
Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou a combater o resto dos filhos dela, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 102(103),1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)
— O Senhor é indulgente, é favorável.
— O Senhor é indulgente, é favorável.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa, * e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão.
— O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, *nem guarda eternamente o seu rancor.
— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, *tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, *tanto afasta para longe nossos crimes.
Missa de Nossa Senhora Auxiliadora
Cântico (Ap 15,3b.4a.4b)
— Grandes são as vossas obras, Senhor!
— Grandes são as vossas obras, Senhor!
— Como são grandes e admiráveis vossas obras, Senhor, Deus do universo! Vossos caminhos são verdade, são justiça, ó Rei dos povos todos do universo! (cf. 15,3)
— Quem, Senhor, não haveria de temer-vos? E quem não honraria vosso nome? Pois somente Vós, Senhor, é que sois santos!
— As nações todas hão de vir perante Vós e, prostradas, haverão de adorar-vos, pois vossas justas decisões são manifestas!
Missa de Nossa Senhora Auxiliadora
Segunda Leitura (Gl 4,4-7-)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas
Irmãos, quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei e todos recebermos a dignidade de filhos. E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: "Abá, Pai!". Portanto, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Evangelho (Mc 10,1-12)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (cf. Jo 17,17ba)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos .
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2
Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3 Jesus perguntou: "O que Moisés vos ordenou?". 4Os fariseus responderam: "Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la". 5 Jesus então disse: "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8 Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!"
10 Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11 Jesus respondeu: "Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12 E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério".
Missa de Nossa Senhora Auxiliadora
Evangelho (Jo 2,1-11)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido. (cf. Lc 1, 45)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João .
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galiléia e a Mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a Mãe de Jesus lhe disse:
"Eles não têm vinho". Jesus lhe respondeu: "Mulher, que desejas de mim? A minha hora ainda não chegou". Sua Mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". E eles as encheram até a borda.
Então disse: "Agora tirai e levai ao encarregado da festa". E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho sem saber de onde viera, embora os serventes que tiraram a água o soubessem.
Então chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já beberam bastante, serve o inferior. Tu guardaste o vinho melhor até agora". Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil© Todos os direitos reservados.