Liturgia

3ª Semana da Páscoa | Sábado

[cn-embed id='20102']2024_04_20_portal_liturgia_audio_salmo_marcia[/cn-embed] Responsório (Sl 115,12-17) — Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? — Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? — Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. — Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. — Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

3ª Semana da Páscoa | Sexta-feira

[cn-embed id='20099']2024_04_19_portal_liturgia_audio_leitura_edesio[/cn-embed] Primeira Leitura (At 9,1-20) Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, 1 Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2 e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3 Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4 Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” 5 Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6 Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7 Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8 Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9 Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10 Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11 O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12 E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13 Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14 E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15 Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16 Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17 Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18 Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19 Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20 e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

3ª Semana da Páscoa | Quinta-feira

[cn-embed id='20096']2024_04_18_portal_liturgia_audio_salmo_maria_raimunda[/cn-embed] Responsório Sl 65(66),8-9.16-17.20 (R. 1) — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. — Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés. — Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca! — Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

3ª Semana da Páscoa | Quarta-feira

[cn-embed id='20093']2024_04_17_portal_liturgia_audio_salmo_maria_raimunda[/cn-embed] Responsório Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1) — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. — Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”! — Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”! — O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

3ª Semana da Páscoa | Terça-feira

[cn-embed id='20090']2024_04_16_portal_liturgia_audio_salmo_maria_raimunda[/cn-embed] Responsório Sl 30(31),3cd-4.6ab e 7b e 8a. 17 e 21ab (R. 6a) — Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito. — Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito. — Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me! — Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria. — Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.

3ª Semana da Páscoa | Segunda-feira

[cn-embed id='20058']2024_04_15_portal_liturgia_audio_leitura_edesio[/cn-embed] Primeira Leitura (At 6,8-15) Leitura dos Atos dos Apóstolos Naqueles dias, 8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9 Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10 Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11 Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12 Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio. 13 Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14 E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”. 15 Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

3º Domingo da Páscoa

[cn-embed id='20055']2024_04_14_portal_liturgia_audio_2_leitura_jorge[/cn-embed] Segunda Leitura (1Jo 2,1-5a) Leitura da Primeira Carta de São João: 1 Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. 3 Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4 Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5a Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

2ª Semana da Páscoa | Sábado

[cn-embed id='20052']2024_04_13_portal_liturgia_audio_salmo_marcia[/cn-embed] Responsório Sl 32(33),1-2.4-5.18-19 (R. 22) — Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! — Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! — Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! — Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça. — O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

2ª Semana da Páscoa | Sexta-feira

[cn-embed id='20047']2024_04_12_portal_liturgia_audio_salmo_maria_raimunda[/cn-embed] Responsório Sl 26(27),1.4.13-14 (R. cf. 4ab) — Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor. — Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor. — O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei? — Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo. — Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Santo Estanislau, bispo e mártir - Memória | Quinta-feira

[cn-embed id='20044']2024_04_11_portal_liturgia_audio_salmo_maria_raimunda[/cn-embed] Salmo Responsorial Sl 33(34),2 e 9.17-18.19-20 (R. 7a) — Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido. — Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido. — Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! — Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. — Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

2ª Semana da Páscoa | Quarta-feira

Anuncio del Evangelio (Juan 3:16-21) — El Señor esté con vosotros. — Y con tu espíritu. — Proclamación del Evangelio de Jesucristo + según San Juan. — Gloria a Ti, Señor. 16 Porque tanto amó Dios al mundo que dio a su Hijo único, para que todo el que crea en él no perezca, sino que tenga vida eterna. 17 Porque Dios no ha enviado a su Hijo al mundo para juzgar al mundo, sino para que el mundo se salve por él. 18 El que creee en él, no es juzgado; pero el que no cree, ya está juzado, porque no ha creído en el Nombre del Hijo único de Dios. 19 Y el juicio está en que vino la luz al mundo, y los hombres amaron más las tinieblas que la luz, porque sus obras eran malas. 20 Pues todo el que obra el mal aborrece la luz y no va a la luz, para que no sean censuradas sus obras. 21 Pero el que obra la verdad, va a la luz, para que quede de manifiesto que sus obras están hechas según Dios.»